Livraria Senac

Didática da participação: teoria, metodologia e prática
VICTOR J. VENTOSA

Este livro traça um panorama histórico da ação sociocultural e propõe práticas que retomem sua perspectiva educativa e participativa na atuação de educadores formais e não formais. De forma didática, o estudo se divide em duas partes: inicialmente, estabelece relações e diferenças entre a animação sociocultural e outras formas de educação participativa, apontando na sequência a descrição e a exemplificação dos métodos para que os princípios da participação sejam aplicados. Assim, a análise parte do contexto geral da pedagogia da participação para seu efetivo exercício.

R$ 55,00
Calcule o Frete

Não sabe seu CEP?

Consulte aqui
DETALHES DO PRODUTO
SUMÁRIO

ISBN: 9788594930118
Edição: 1ª (2016)
Área: EDUCAÇÃO
Número de Páginas: 208
Editora: EDIÇÕES SESC
Título: DIDÁTICA DA PARTICIPAÇÃO: TEORIA, METODOLOGIA E PRÁTICA
Autor: VICTOR J. VENTOSA

NOTA À EDIÇÃO BRASILEIRA – 7

INTRODUÇÃO – 9

PARTE 1: FUNDAMENTOS DA PARTICIPAÇÃO – 13
1. MAPA CONCEITUAL DA PARTICIPAÇÃO: ALGUMAS NOÇÕES CHAVE – 15
1.1 Educação popular – 15
1.2 Educação social – 17
1.3 Animação sociocultural – 19
1.4 Lazer e tempo livre – 21
1.5 Educação não formal

2. A ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL COMO DIDÁTICA DA PARTICIPAÇÃO:
UM NOVO ENFOQUE – 29
2.1 Do animador iluminado ao animador iluminador – 35
2.2 Crítica e Teoria Crítica – 37
2.3 Reformulações para uma nova época – 42
2.4 Da animação política à política da animação – 47
2.5 Uma nova animação para ensinar a participar no século XX – 50

3. BASES PARA UMA DIDÁTICA DA PARTICIPAÇÃO – 57
3.1 O que entendemos por participação? Significados, dimensões e enfoques – 61
3.2 Fundamentos psicopedagógicos: modelos teorias e recursos didáticos para a participação – 63
3.3 Dimensão sociocultural da participação – 82
3.4 Contribuição de outras ciências – 90

PARTE II: METODOLOGIA E PRÁTICA DA PARTICIPAÇÃO – 97
4. FORMAÇÃO E PARTICIPAÇÃO: ENFOQUES E MODELOS – 99
4.1 Formação para a participação e formação participativa – 99
4.2 A metodologia ativa como base do aprendizado participativo – 100
4.3 Formação através de projetos: um modelo integral de formação participativa – 104
4.4 O método Aprepia como exemplo de desenho curricular em chave ativa – 114

5. TÉCNICAS E RECURSOS PARA A PARTICIPAÇÃO
5.1 Fundamentos das técnicas de participação – 122
5.2 – Papel do educador como animador dos processos de aprendizado
5.3 Modelo integral de formação para a participação – 130
5.3.1 Técnicas relacionais: centradas na manutenção da participação – 132
5.3.2 Técnicas produtivas: centradas no conteúdo da participação – 149

6. LIDERANÇA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL: OS AGENTES – 161
6.1 Definição e modalidades – 163
6.2 A liderança social: caracterização, tipologia, enfoques e âmbitos – 166
6.3 Liderança social participativa: características e competências – 175
6.4 Possibilidades e limites da participação – 177

7. NEUROANIMAÇÃO: UMA NOVA MODALIDADE DE INTERVENÇÃO SOCIOEDUCATIVA
A PARTIR DA NEUROCIÊNCIA
– 179
7.1 – Conceito e finalidades – 179
7.2 Bases neurológicas da motivação e do aprendizado ótimo – 180
7.3 Estratégias de neuroanimação – 182
7.4 A pirâmide de necessidades do cérebro – 186
7.5 Atividades de neuroanimação – 188

BIBLIOGRAFIA – 199

SOBRE O AUTOR – 207

Compra 100% Segura. Site certificado.
Parcelamento no cartão de crédito
Descontos em todos os livros