Livraria Senac

Dinâmicas de grupo: da teoria à prática
MARIA CRISTINA P. GATTAI

Os grupos estão presentes em todas as fases da vida de uma pessoa: ao nascer, o primeiro do qual ela faz parte é o da família nuclear; depois, participa de outros, como o da escola, do círculo social, do trabalho, da faculdade, da igreja, da academia, entre outros. Cada um desses agrupamentos tem uma dinâmica própria, segue um funcionamento específico a partir das características de seus membros e da interação entre eles. Hoje, as dinâmicas de grupo vêm sendo associadas à metodologia de trabalho com diferentes grupos na área terapêutica e também na seleção, no treinamento e na avaliação de pessoas, processos normalmente mediados pelo departamento de Recursos Humanos (RH) das empresas. Por meio dos estímulos e das técnicas aplicadas pelo facilitador de uma dinâmica, os participantes deixam transparecer suas características pessoais mais marcantes e muitos teóricos se encarregaram de enquadrá-los em tipos específicos, estudados neste livro. Em Dinâmicas de grupo: da teoria à prática, o tema é apresentado sob os enfoques mencionados em seu título, além de trazer exemplos e sugestões para a utilização de técnicas de dinâmica de grupo em intervenções psicossociais nos diferentes âmbitos, como no da saúde, da educação e da área organizacional.

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DETALHES DO PRODUTO
SUMÁRIO

ISBN: 9788539605576
Edição: 1ª (2014)
Área: GESTÃO DE PESSOAS
Páginas: 192
Editora: SENAC SÃO PAULO
Título: DINÂMICAS DE GRUPO: DA TEORIA À PRÁTICA
Autora: MARIA CRISTINA P. GATTAI

Nota do editor – 7
Introdução – 9

PARTE 1. DINÂMICAS DE GRUPO: A TEORIA – 13
1. O grupo e seus teóricos – 15
2. As três dimensões da dinâmica grupal: ideológica, fenomenológica e tecnológica – 19
3. Algumas teorias de dinâmica de grupo – 25
4. Conteúdo e processo grupal – 53
5. Papéis desempenhados pelos membros do grupo – 55
6. Tipos de grupo – 61
7. Funcionamento de grupos – 65
8. Aplicabilidade da vertente tecnológica da dinâmica de grupo – 71
9. Aprendizagem, estilos de aprendizagem e andragogia – 77
10. O Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV) – 85
11. O papel do facilitador de grupos – 89
12. Postura de um facilitador – 93
13. O que observar nos grupo – 97
14. Tipos de dinâmica de grupo – 105
15. Planejamento de uma sessão de dinâmica de grupo – 111

PARTE 2. DINÂMICAS DE GRUPO: A PRÁTICA – 127
16. Um exemplo de intervenção na área da saúde – 133
17. Um exemplo de intervenção na área da educação – 155
18. Um exemplo de intervenção na área organizacional – 171

Bibliografia – 185

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