ISBN: 9788598112961
Edição: 2ª (2010)
Área: EDUCAÇÃOA
Número de Páginas: 233
Editora: EDIÇÕES SESC
Título: COEDUCAÇÃO ENTRE GERAÇÕES
Autor: JOSÉ CARLOS FERRIGNO
Apresentação
Aprender com o outro e surpreender-se Danilo Santos de Miranda – 13
Prefácio
Cultura solidária e coeducação de gerações Paulo de Salles Oliveira – 17
Introdução
Em busca de uma convivência educativa – 23
A CONSTRUÇÃO SOCIAL DAS GERAÇÕES
CAPÍTULO I
As gerações em um permanente processo de construção cultural – 33
CAPÍTULO 2
O relacionamento intergeracional como fenômeno constantemente modificado pela cultura – 43
CAPÍTULO 3
O conflito e o poder na relação entre as gerações – 55
CAPÍTULO 4
As alterações na estrutura familiar – 61
CAPÍTULO 5
A juventude na sociedade contemporânea – 65
CAPÍTULO 6
A velhice na sociedade contemporânea – 73
CAPÍTULO 7
A crise de identidade na adolescência e na meia-idade – 77
CAPÍTULO 8
As diferentes formas de reação ao envelhecimento – 81
ESCOLAS ABERTAS DA TERCEIRA IDADE: UM ENCONTRO DE GERAÇÕES
CAPÍTULO I
O SESC SP e o trabalho social com idosos – 87
CAPÍTULO 2
Um fértil encontro de gerações – 103
CAPÍTULO 3
Investigação, hipóteses e metodologia no trabalho intergeracional – 109
CAPÍTULO 4
O relacionamento entre professores e alunos da terceira idade – 119
GERAÇÕES COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS
CAPÍTULO I
Condições éticas para o processo de coeducação entre “diferentes” – 129
CAPÍTULO 2
O que é educação? – 143
CAPÍTULO 3
Relações de poder e reciprocidade nas relações intergeracionais – 145
CAPÍTULO 4
A coeducação de educandos e educadores – 153
CAPÍTULO 5
O conteúdo das trocas intergeracionais – 157
CAPÍTULO 6
Uma experiência singular de troca intergeracional: os grupos de reflexão sobre o envelhecimento – 175
A COEDUCAÇÃO DE GERAÇÕES PARA UMA SOCIEDADE MAIS TOLERANTE, JUSTA E SOLIDÁRIA
CAPÍTULO I
A noção de coeducação, sua caracterização e aplicações – 179
CAPÍTULO 2
O que é transmitido de uma geração a outra? O que é cultura? – 183
CAPÍTULO 3
A contribuição dos velhos: a transmissão da memória cultural – 187
CAPÍTULO 4
A contribuição dos jovens: educação para os novos tempos – 195
CAPÍTULO 5
SESC, ambiente compartilhado por pessoas de todas as idades – 201
CAPÍTULO 6
Favorecendo as relações entre gerações – 207
CAPÍTULO 7
Experiências intergeracionais em outras instituições – 213
CAPÍTULO 8
Estratégias para aproximar as gerações – 215
CAPÍTULO 9
Uma nova experiência, o programa SESC Gerações – 229
CAPÍTULO IO
O compromisso com as gerações futuras – 231
Posfácio para a 2ª edição – 233
Bibliografia – 239
Apêndice – 243
Sobre o autor – 253