ISBN: 9788539610501
Edição: 1ª (2016)
Área: Comunicação e artes
Páginas: 384
Editora: Senac São Paulo
Título: Manual de animação
Autor: Richard Williams
PORQUE ESSE LIVRO? – 1
DESENHANDO NO TEMPO – 11
HORA DE DESENHAR – 23
TUDO É UMA QUESTÃO DE TEMPO E DE ESPAÇO – 35
LIÇÃO Nº 1 – 41
Retrocedendo a 1940 – 46
História do gráfico e da intervalação – 47
Extremos e poses de passagem – 48
Poses-chave – 57
Três maneiras de animar – 61
Testando, testando, testando – 68
A folha de exposição – 70
No fim das contas… – 75
O melhor sistema de numeração – 76
A grande batalha “em uns” versus “em dois” – 78
A batalha entre pinos em cima e pinos embaixo – 80
Mais sobre o espaço – 84
Erros clássicos de intervalação – 88
Cuidado com seus arcos – 90
Obtendo mais movimento dentro da massa – 92
A intervalação alongada – 96
O maior erro do principiante – 99
A abordagem rascunhada – 99
Quanto devemos deixar para o assistente? – 101
Pegue o atalho longo – 101
Caminhadas – 102
Entendendo o peso – 106
Defina o ritmo – 109
A pose de passagem ou breakdown – 111
Dois jeitos de planejar uma caminhada – 115
O duplo quique – 118
Descontraindo – 120
Indo mais fundo nas caminhadas – 128
Não há nada como experimentar – 135
O calcanhar – 136
Ação do pé – 136
Espaçamento normal da caminhada – 142
Deslocamento de peso – 146
A linha da cintura – 147
Movimento dos braços – 148
Ação contrária – 156
A receita – 163
Caminhadas furtivas – 167
Passos furtivos na ponta dos pés – 173
Corridas, saltos e pulos – 176
A fórmula da corrida de 4 desenhos – 189
A corrida de 3 desenhos – 192
A corrida de 2 desenhos – 195
A receita – 200
Correndo, pulando com uma perna, saltitando e saltando com as duas – 201
Saltitando – 209
Pulando – 212
Peso em um pulo – 213
Flexibilidade – 217
Primeiro, a pose de passagem – 218
Sobreposição simples – 223
Sobreposição de ações – 226
Ação contrária simples – 230
Quebra de articulações para dar flexibilidade – 231
Flexibilidade no rosto – 246
Sobreposição de ações no rosto – 249
Leitura instantânea: perfis para dar legibilidade – 251
Peso – 256
Pressão e peso – 262
Quanto esforço temos de despender? – 264
Dançando – 269
Regras gerais para sincronia de ações – 272
Antecipação – 273
Antecipações surpresa – 282
Antecipações invisíveis – 283
Surpresas e ênfases – 285
Uma ênfase abrupta volta até se acomodar – 295
Uma ênfase suave continua em frente – 295
Uso do tempo em tremulações, ondulações e chicotadas – 297
Tempo das tremulações – 297
A fórmula de vibração lado a lado – 299
Ação de chicotada – 301
Ação de ondulação – 301
Diálogo – 304
Fraseado – 305
Sincronia entre imagem e som – 310
Ênfases – 311
Atitude – 314
O segredo – 314
Atuação – 315
Mudanças de expressão – 320
Procure o contraste – 321
Apontamento sobre atuação – 323
Linguagem corporal – 324
Simetria ou “espelhamento – 324
Roube! – 325
Olhos – 325
Ação animal – 327
Referência do mundo real – 328
Padrão básico de caminhada animal – 330
Direção – 333
Resumo – 334
O rolo Leica – 334
Separe os personagens – 334
Cause uma boa impressão – 335
Selecionando os animadores – 335
Fazendo mudanças – 335
“Fale! Fale!” – 335
Gravação de voz – 335
Continuidade – 335
Pesquisa – 335
Edição – 335
Acredite em seu material – 335
Uma revisão – 338
O procedimento – 338
Os ingredientes – 339
A edição ampliada – 340
“Primeira lição” sobre flexibilidade – 342
Atrasando partes e progredindo na ação – 343
Ponha a ação onde você pode vê-la – 344
Um saltitar à la Hollywood – 346
Contraste e “mudança” – 348
Frasear o diálogo – 348
Usando filmagens reais como referência – 349
Flexibilidade animal – 352
Ação de um cachorro correndo – 353
Como um cavalo realmente anda? – 356
Cavalo trotando – 358
Cavalo galopando – 359
Pássaros – 360
Uma tarefa desafiadora em “realismo” e peso – 361
Pausas – 368
O grande debate em torno do “realismo” – 369
A solução – 371
Sim, mas… – 373
A conclusão até agora – 371
Minha conclusão – 376
Desenho de modelos-vivos para animação – 377
Agradecimentos – 381
Sobre o autor – 382