ISBN: 9786586111132
Edição: 1ª (2020)
Área: COMUNICAÇÃO E ARTES, BIOGRAFIA
Número de Páginas: 624
Tamanho: 19 x 25 cm
Editora: EDIÇÕES SESC
Autor: ALVARO MACHADO
Apresentação Danilo Santos de Miranda – 22
Prefácio Maria Silvia Betti – 26
Uma questão de método Alvaro Machado – 32
1. Mulheres ao mar
Trauma fundante – A negação paterna – 42
A vergonha da diaba – O Porto; o liceu feminino – 43
Artimanha e empatia – Corretora de anúncios no Brasil – 46
Viagem iniciática – Revista Ala Arriba; correspondente internacional – 52
Portas da percepção – Angkor, Tailândia e Vietna – 55
Hienas moçambicanas – Reportagens africanas – 60
“Metade é verdade” -Biografia e lenda – 63
Adoradores da estátua – Movimento literário revisionista – 66
Jovens e irados – Carlos Henrique de Escobar e iconoclastia – 69
Vanguarda editorial -A revista Vértice e o concretismo – 72
Lições francesas – Pierre Valde; o Théâtre National Populaire – 76
Tablado sagrado – Teatro Novos Comediantes; Festival branco e preto – 80
Erudição italiana – Alberto D’Aversa e o Novo Teatro – 83
Napoleão na Sibéria – Mãe Coragem – 86
Juventude transviada – Almas em tumulto; Os males da juventude – 88
II. Sai, Maria Careca!
Cultura popular – O caminhão do Teatro Popular Nacional – 102
Gil Vicente do Bixiga – Construção do Teatro Ruth Escobar – 96
Bandeiras vermelhas – Antigone América – 98
Grávida do teatro – Campanhas de financiamento – 101
Noite de estreia – Ópera dos três vintens – 109
Intimismo carioca – Soraia, Posto 2 – 113
Gordo carismático – Jo Soares e Dürrenmatt – 114
Centro de resistência – Reuniões politicas no Teatro Ruth Escobar – 116
Companhia dos sonhos – O teatro de repertório – 118
Vanguarda cênica – As fúrias, de Rafael Alberti – 120
O fracasso da década – Júlio César, de Shakespeare – 121
Irreverência surrealista – Os trinta milhões do americano – 127
Por um milhão de dólares – O subsídio norte-americano – 129
Velha rameira sociedade – Mr. Sloane; O estranho casal – 131
III. O ano que jamais terminou
Falos arqueológicos – Lisistrata – 169
Aristófanes e o Al-5 – O discurso de Moreira Alves – 170
Canto silenciado – Este ovo é um galo; passeatas de protesto – 172
Conselho de Peter Brook – Encontro com Victor Garcia – 174
“Podia ser seu filho” – O assassinato de Edson Luis – 176
Estratégia portuguesa – Lutas politicas; Cacilda Becker – 180
Coro revolucionário – Roda viva, de Chico Buarque e Zé Celso Martinez Corrêa – 182
Quadrado morto – O ataque do CCC – 184
Guerrilha teatral – 1ª Feira Paulista de Opinião – 192
Afronta ao establishment – A devolução dos prêmios Saci – 195
De linha comunista chinesa – Politica vigiada; A última virgem, de Nelson Rodrigues – 201
IV. Consórcio de gênios
Veto total – Cemitério de automóveis e a censura teatral – 211
De olho nos prêmios – Conflitos com a classe – 216
Natal no Village – Viagem aos EUA e à Europa – 217
Duas no mictório – Prisão com Marilia Pêra no Dops – 219
Público-repelente – Os monstros, de Jérôme Savary – 221
Teatro ao chão – Idealização de O balcão – 228
Transe espiral – Cenografia e atuações de O balcão – 228
“Você tem de saber!” – Guerrilha e bordel no Teatro Ruth Escobar – 253
Registro tropicalista – Os filmes de José Agrippino de Paula – 259
Sedução marginal – A vinda de Jean Genet – 260
Santa Al Capone-Fortuna critica de O balcão – 264
A cena desenfreada – O teatro do “desbunde” – 270
Prejuízo no balneário – Cemitério no Rio de Janeiro – 273
Shakespeare atrapalhado – Os dois cavalheiros de Verona – 275
Os amigos americanos – A chegada do Living Theatre – 277
“Eu mato essa mulher!”– Missa leiga – 279
Ligações perigosas – Ameaças de direita – 283
Aliança ofídica – José Celso Martinez Corrêa e Gracias, Señor – 289
A nau no subsolo – A viagem – 291
Amor gay na Bela Vista – A massagem – 294