Livraria Senac

À mão livre: a linguagem visual
PHILIP HALLAWELL

À mão livre: a linguagem visual é uma publicação essencial no âmbito das artes visuais. Nela, o autor apresenta os fundamentos da linguagem visual, além de abordar temas como a natureza da imagem, o cérebro emocional e a percepção visual. Explica também o que são os símbolos arquetípicos de Jung no contexto da linguagem visual e sua aplicação na área de estética, beleza e estilo. Para complementar, traz seu método inovador de ensino do desenho de observação e um conteúdo específico sobre o processo criativo, com dicas e exercícios para estimular a criatividade. Lançamento do Senac São Paulo, esta obra é dirigida aos profissionais das artes visuais e aplicadas, a todos os que já desenham ou querem aprender a desenhar e àqueles que queiram aperfeiçoar a sua competência visual, tanto para interpretar as imagens que nos cercam como para expressar ideias e sentimentos graficamente.

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DETALHES DO PRODUTO
SUMÁRIO

ISBN: 9788539612451
Edição: 1ª (2017)
Área: ARTES VISUAIS
Páginas: 221
Editora: SENAC SÃO PAULO
Título: À MÃO LIVRE: A LINGUAGEM VISUAL
Autor: PHILIP HALLAWELL

Nota do editor – 7
Agradecimentos  – 11
Prefácio  – 13
Introdução  – 17
PARTE 1 – O PROCESSO VISUAL
Capitulo 1; visão e percepção visual – 27
A imagem; oque é? – 28
Símbolos arquetípicos – 29
O cérebro emocional – 31
PARTES II – FUNDAMENTOS DA LIGUAGEM VISUAL
Capitulo 2; composição básica – 37
A condução do olhar – 37
O equilíbrio da composição – 40
Proporção áurea – 42
A curva de Fibonacci – 47
Exercícios – 48
Capitulo 3; Estrutura. 49
O Triângulo. 50
O Quadrado – 53
O Círculo – 54
A Lemniscata – 54
Exercícios – 60
Capítulo 4: Valor e expressão linear – 61
Linhas e arquétipos – 64
Exercícios – 65
Capítulo 5: Proporção e eixos centrais: cilindro, esfera, cone e argola – 67
Eixos centrais – 70
Desenhando um cilindro – 70
Desenhando uma esfera – 71
Desenhando um cone – 71
Desenhando uma argola – 72
A distorção na arte – 72
Exercícios – 73
Capítulo 6: Perspectiva linear – 75
Desenhando um cubo – 79
O ponto de fuga – 81
Desenhando pirâmides – 87
Exercícios – 88
Capítulo 7: Perspectiva tonal – 89
Exercícios – 93
Capítulo 8: Concepção de espaços – 95
Capítulo 9: Analogia de pontos: eixos horizontais e verticais – 99
Capítulo 10: Luz e sombra: volume e atmosfera – 103
Fundo escuro – 105
Fundo claro – 107
A técnico do lápis – 108
A intensidade da sombra – 108
O desenho de volume e pintura – 109
A atmosfera e a luz – 109
Exercícios – 113
Capítulo 11: Cor – 115
Teoria da cor – 116
A cor da sombra – 122
A cor do branco – 123
A cor da pele – 124
A cor do verde na natureza – 124
Exercícios – 127
PARTE III – O ATO DE DESENHAR
Capítulo 12: Introdução – 131
Capítulo 13: O desenho de observação – 133
Capítulo 14: Introdução à figura humana – 139
Capítulo 15; A cabeça humana – 141
A cabeça de frente – 143
A cabeça de perfil – 145
A cabeça de meio perfil (posição virada três quatros) – 147
A cabeça levantada e abaixada – 150
O significado do formato do rosto e das feições – 152
Expressões – 156
Cabelo – 161
Exercícios – 162
Capítulo 16: O corpo humano – 163
As proporções – 163
Procedimentos para o desenho – 165
Exercícios – 168
Esboços rápidos – 168
O desenho da figura em pé e em movimento – 170
A expressão na figura humana – 172
Exercícios – 173
Capítulo 17: A figura em um ambiente – 175
Exercícios – 181
PARTE IV – O PROCESSO CRIATIVO
Capítulo 18: o processo criativo – 185
A criatividade – 187
As etapas de criação – 188
Atitudes criativas – 198
Condições necessárias para exercera criatividade – 203
Exercícios – 205
Capítulo 19: Estética, beleza e estilo – 209
Estética – 209
Beleza – 211
Estilo – 212
Conclusão – 215
Bibliografia – 217
Filmografia – 219
Indicações de sites – 220
Sobre o autor – 221

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