Livraria Senac

Manual do freela: quanto custa meu design? Gestão financeira para designers
André Beltrão

Quanto custa meu design? Essa questão deu origem ao workshop de mesmo nome, no qual mais de 200 participantes discutiram e relataram casos reais nas 14 vezes em que foi realizado. Esses debates serviram de embrião para Manual do freela. O livro não se propõe a ensinar como ser o designer mais desejado, como falar bem, como criar uma imagem mágica de si mesmo nem como se tornar o escritório dos sonhos. Sua proposta é apenas ajudá-lo a começar. Começar e continuar existindo, enxergar os rumos possíveis e dar o passo seguinte com menos risco, quer você planeje trabalhar como freelancer por muito tempo, quer planeje iniciar uma empresa daqui a alguns meses. Manual do freela não é uma obra de autoajuda, pois não pretende melhorar sua autoestima diretamente. Com ela, espera-se melhorar o conteúdo dos seus bolsos e trazer mais segurança a suas relações profissionais. Também não se deve chamá-lo de livro de contabilidade nem de estratégia, nem de gestão, embora circule por todos esses territórios. Lançado pela primeira vez em 2010, o livro deu origem a dezenas de outros cursos e palestras. Com esta 2ª edição, revista e ampliada, contribui-se um pouco mais com aqueles que entram no mercado em voo solo, resultando em boas práticas profissionais e em um ambiente mais promissor e consistente para a prática do design.

R$ 55,00
Calcule o Frete

Não sabe seu CEP?

Consulte aqui
DETALHES DO PRODUTO
SUMÁRIO

ISBN: 9788577564743
Edição: 2ª EDIÇÃO REVISTA E AMPLIADA (2020)
Área: DESIGN, GESTÃO FINANCEIRA
Páginas: 128 páginas
Editora: SENAC RIO
Título: MANUAL DO FREELA: QUANTO CUSTA MEU DESIGN? GESTÃO FINANCEIRA PARA DESIGNERS
Autor: ANDRÉ BELTRÃO

Apresentação – 8
Agradecimentos – 11

Capítulo 1 – Administrando a criatividade – 12
1.10 que é uma atividade comercial (receita, despesas, lucro) – 14
1.2 Quem é o cliente (Ele tem sempre razão? Cliente parceiro ajuda a crescer. Atenção às reclamações!) – 15
1.3 Freela profissional (Você é seu chefe! Você é seu melhor funcionário! Organize-se! Administrando a criatividade no tempo) – 17
1.4 Criação de valor (noções de marketing, ferramentas do marketing mix, valor percebido, quanto vale versus quanto custa) – 20

Capítulo 2-Quanto custa seu design – 28
2.1 O que são custos fixos e o que são custos variáveis (transformando despesas em custos fixos para montar sua estrutura de custos) – 30
2.2 Cálculo de seu custo-hora (horas úteis, tempo para atividades não produtivas) – 33
2.3 Planejamento do tempo (dividindo o trabalho em etapas) – 34
2.4 Cálculo do custo de fazer (custo operacional) – 39
2.5 Taxa de urgência, lucro desejado, outros itens percentuais, impostos – 42
2.6 Planilha sim! (cálculo do custo de produção) – 47
2.7 Cálculo do preço do projeto – 50

Capítulo 3-A hora da verdade – 58
3.1 Elementos de uma proposta de serviços (contrato/orçamento) – 59
3.2 Apresentação da proposta – 68
3.3 Situações de negociação mais frequentes (definindo o objetivo, o mínimo aceitável, identificando “roubadas”, minimizando o risco) – 71

Capítulo 4-Algumas noções de finanças – 84
4.1 Fluxo de caixa (O que é? Para que serve? Planejamento do mês) – 86
4.2 O valor do dinheiro no tempo – 89
4.3 Algumas avaliações financeiras (Comprar à vista ou parcelado? Comparando taxas de juros e prazos de financiamento diferentes) – 91
4.4 Como calcular parcelamento com juros em seus orçamentos – 98
Considerações finais – É hora de abrir um escritório? – 102

Tipos de empresa – 105
Modelos de negócios – 106
Sociedades e sócios – 107
O que muda na estrutura de custos – 109
O que muda no dia a dia – 111
Designer como autor – 112
Dicas finais – 113
Contribua – 115

Compra 100% Segura. Site certificado.
Parcelamento no cartão de crédito
Descontos em todos os livros