Livraria Senac

Da cor à cor inexistente
Israel Pedrosa

Pintor, professor e pesquisador, Israel Pedrosa apresentou em 1967 o resultado de dezesseis anos de pesquisa sobre o fenômeno denominado por ele "cor inexistente", cuja importância transcendeu o campo artístico, inserindo-se nas áreas da ciência e da indústria. Publicado pela primeira vez em 1977, hoje este compêndio técnico e histórico continua sendo referência, provando-se como um verdadeiro clássico. Na obra, são abordados o desenvolvimento da teoria das cores ao longo da história, por meio da análise de trabalhos de Da Vinci, Newton, Goethe, Maxwell, Chevreul, entre outros estudiosos e artistas, e temas como harmonização das cores e mutações cromáticas, enriquecidos por ilustrações e pinturas.

R$ 149,00
Calcule o Frete

Não sabe seu CEP?

Consulte aqui
DETALHES DO PRODUTO
SUMÁRIO

ISBN: 9788539634224
Edição: 1ª (2022)
Área: Arte
Páginas: 255
Editora: Senac São Paulo
Título: Da cor à cor inexistente
Autor: Israel Pedrosa

Prefácio – 12

Prefácio – 1ª edição (1977) – 14

Introdução – 19

A COR – 20
Estímulos – 20
Percepção da cor – 21
Classificação das cores – 21

A LUZ – 28
Emissão, propagação e natureza da luz – 29
Características e propriedades da luz – 30
Diferença de velocidades: fator de decomposição da luz branca – 33
Aferição da luz – 35
Os átomos na produção da luz – 36

O OLHO E A VISÃO – 38
Estrutura do olho humano – 39
Visão cromática – 40
limites da visão, 41

Premissas e desenvolvimento da teoria – 43
Leonardo da Vinci e a teoria das cores – 44
O legado histórico – 45
A influência de alberti e o saber da antiguidade – 47
Perspectiva aérea – 49
Cores primárias, 49
Visão da cor – 50
Colorido renascentista – 51
O esfumado – 53
A beleza das cores – 54
Contraste simultâneo de cores – 54
Sombra e luz – 55
Composição da luz branca – 57
Newton e a optica física – 58
Esboço de uma teoria das cores de goethe – 62
Antecedentes e origens das preocupações cromáticas – 63
Discordância da teoria de newton -65
Antigas verdades e descobertas de goethe – 66
O efeito sensível-moral da cor – 72óptica fisiológica – 76
Teoria tricromática – 78
Adaptação visual – 79
Movimento e latência – 82
Discos rotativos – 82
Diferença de percepção – 87
Representação gráfica tridimensional e mensuração de cores – 90
Sólidos de cores – 91
espectrofotometria – 93
Calorimetria – 94

A natureza da cor e sua ação psíquica, simbólica e mística – 97
Estímulos: estrutura da cor – 98
Elementos psicológicos – 101
Figura e fundo – 109
Utilização mistica e simbolica – 110
Reações à cor – 112
Fascínio da abstração – 113
A cor no esporte – 113
A cor na teosofia e antroposofia – 113
A cor nos cultos afrobrasileiros – 114

Cores – 117
Cores – 118
Vermelho – 118
Amarelo – 122
Verde – 123
Azul – 125
Violeta -127
Laranja – 128
Púrpura – 129
Marrom, ocre e terras – 129
Branco – 130
Preto – 131

Do impressionismo a arte abstrata – 135
Do impressionismo à arte abstrata – 136
Antecedentes do impressionismo – 138
O impressionismo – 141
O abstracionismo – 144

O emprego das cores no brasil – 149
O emprego das cores no brasil – 150
Periodo autóctone – 150
Períodos colonial e imperial – 151
Período moderno – 152

Elementos de harmonia – 155
Considerações gerais – 156
Harmonização de valores e tons – 158
Escala de valores – 159
Tons e valores – 159
Cinzas coloridos – 161
Tons-rompidos – 162
Harmonização – 164
Sistema gráfico de harmonização de cores – 164
Circulos de harmonização de mensuração – 165
Módulo de mensuração – 171
Combinação de cores – 173
Harmonia de tons ou cromática – 174
Escala cromática em modo malor ou menor – 175
Harmonia consonante – 176
Harmonia dissonante – 178
Harmonia assonante – 179
Da lei do contraste simultaneo das cores – 180

Cor inexistente – 191
Mutações cromáticas – 192
Cor inexistente – 210
Componentes estruturais – 211
O domínio do fenômeno – 215

Índice onomastico – 226

Referências – 231

Fac-símiles – 236

Críticas, depoimentos e noticias – 239

Sobre o autor – 255

Compra 100% Segura. Site certificado.
Parcelamento no cartão de crédito
Descontos em todos os livros