ISBN: 9788594931092
Edição: 1ª (2018)
Área: EDUCAÇÃO
Número de Páginas: 276
Editora: EDIÇÕES SESC
Título: AGITE ANTES DE USAR: DESLOCAMENTOS EDUCATIVOS, SOCIAIS E ARTÍSTICOS NA AMÉRICA LATINA
Organizadores: RENATA CERVETTO, MIGUEL A. LÓPEZ
Introdução – 11
O horizonte transformador da educação
Renata Cervetto e Miguel A. López
Propostas para uma mediação critica
Sofia Olascoaga – 23
Advertência: mais perguntas que respostas. Questionário invertido sobre
a prática artístico-pedagógico-curatorial – 23
Valeria Galarza – 28
Fazer juntas? Implicações e colaborações entre educadoras
de museus e território na região do Mercado de San Roque, Quito
Luiz Guilherme Vergara – 39
Curadoria educativa: percepção imaginativa/consciência do olhar
Carmen Mörsch e Catrin Seefranz – 46
Fora do cantinho. Arte e educação na 24ª Bienal de São Paulo (1998)
José Luis Blondet – 67
Mal-educados
Espaços de formação e politicas de aprendizagem
Pablo Helguera – 79
Uma má educação. Entrevista por Helen Reed
Tania Bruguera – 91
Declaração docente
Tania Bruguera – 94
Cátedra Arte de Conduta: declaração
Michy Marxuach – 96
Uma escola de arte hoje: tecendo a textura que sustenta a frase. Acender algo numa ilha do Caribe
1María Villa – 110
Uma ponte não é uma ponte até que alguém a atravesse. Reflexões sobre a arte contemporânea e diálogos significativos
Atravessar a cena neoliberal a partir da educação artística
Luis Camnitzer – 125
O ensino de arte como fraude
Max Hernández Calvo – 138
Embargar a aula: expectativa, frustração, incerteza e poder em três iniciativas pedagógicas de estudantes
Eduardo Molinari – 144
O homem de milho. Entrevista por Renata Cervetto
Andrea Francke – 154
Escolas de arte, maternidade e ativismo. A experiência do Invisible Spaces of Parenthood
Protestos, crises e reconstrução dos modelos educativos.
Mónica Hoffe Cayo Honorato – 167
Mediação não é representação: uma conversa
Felipe Rivas San Martín – 182
Uma educação sexy. Dissidência sexual e espaços estudantis. Entrevista por Miguel A. López
Lisette Lagnado – 193
Parque Lage: notas para adensar uma atmosfera
Dinâmicas afetivas: intercâmbios, colaboração, corpo e contexto
Iconoclasistas – 205
Conhecimentos colaborativos.
Entrevista por Renata Cervetto e Miguel A. López
Mónica Mayer – 216
Educação artística e feminismo. Entre a educação amorosa e a educação por osmose
Proyecto Secundario Liliana Maresca – 238
Ferramentas relacionais, de carinho e projeção. Entrevista por Renata Cervetto e Miguel A. López
Patricia Belli – 252
Não ensinar, aprender.
Os experimentos educativos em EspIRA. Entrevista por Miguel A. López
Sobre os autores – 265
Agradecimentos – 275