ISBN: 9786599042416
Edição: 1ª (2021)
Área: EDUCAÇÃO
Páginas: 144
Editora: SENAC CEARÁ
Título: METADISCIPLINA: DESIGN, DIDÁTICA E SEMIÓTICA NA EDUCAÇÃO
Organizadora: ANNA LÚCIA DOS SANTOS VIEIRA E SILVA (LILU)
um – interlúdios
Este capítulo inicial, além de ser uma apresentação introdutória dos autores, é o ponto de vista de cada um de nós sobre o que é a Metadisciplina. Ele se esparrama pelo livro, antes das aberturas dos capítulos.
dois – minicapítulo
Síntese da Metadisciplina como uma abordagem didática.
três – pré-princípios
O nome deste capítulo diz respeito ao que vem antes da abordagem existir: o contexto, os parâmetros para pensarmos a educação nos dias de hoje e o que precisamos para que a Metadisciplina possa acontecer.
quatro – glossário
Uma forma objetiva de sintetizar os conceitos abordados na Metadisciplina e no livro. As definições são de autores das áreas correspondentes ou da própria pesquisa. Tudo que estiver destacado em alguma definição tem sua própria definição neste mesmo glossário.
cinco – abordagem
Aqui são apresentados os conceitos que configuram e organizam a Metadisciplina.
seis – métodos
Nos métodos os conceitos da Metadisciplina são traduzidos na linguagem do aprender e do ensinar.
sete – histórico
Em cada experiência, uma nova elaboração. Mais perguntas. Mais investigação.
oito – entrelinhas e sentidos
O que queremos? Pra onde vamos? Como continuaremos? A Metadisciplina segue em pesquisas e aplicações. Este capítulo traz expectativas e questões que indicam caminhos possíveis.
nove – referências bibliográficas
As referências entram como capítulo com o objetivo de ressaltar a sua importância no processo de desenvolvimento da Metadisciplina.