Livraria Senac

Manual realmente prático para elaboração de planos de marketing
EDMUNDO BRANDÃO DANTAS

Livros que trazem como tema os planos de marketing existem muitos. Na verdade, são simples: uma declaração de objetivos, com as estratégias e ações a serem implementadas. As ferramentas, também, não variam muito. Começam com uma análise do ambiente interno e externo e, traçam os detalhes do plano, com foco nas quatro variáveis controladas pelo marketing. O problema crucial, porém, é que o marketing, por sua maleabilidade, não pode se prender a padrões rígidos: escolher um modelo e tentar aplicá-lo em 100% dos casos nem sempre funciona. Em outras palavras, não há um modelo padronizado de plano de marketing que possa ser aplicado a todas as empresas e organizações. Mas há aspectos que devem ser discutidos e que contemplam qualquer modelo de plano de marketing. Foi baseado nisso que o autor, Edmundo Brandão Dantas, concebeu este manual: oferecer um conteúdo mínimo (mas suficiente) para que as discussões sobre o marketing possam ser estimuladas entre as áreas responsáveis. Este é o terceiro livro de Edmundo publicado pela Editora Senac-DF. Seu livro Atendimento ao público nas organizações, lançado pioneiramente em 2004, é um dos mais vendidos em todo o país, o que atesta, de certo modo, a utilidade do conteúdo oferecido pelo autor aos seus leitores. Esta, aliás, é uma de suas preocupações constantes. Não adianta escrever livros que ninguém entenda. O livro deve ser simples, escrito em uma linguagem acessível e, principalmente, que traga um forte conteúdo prático. É com satisfação, portanto, que apresentamos aos nossos leitores essa nova obra de Edmundo Brandão Dantas. Esperamos que o manual seja de utilidade para todas as empresas que se preocupam com seus clientes, independentemente de seu porte.

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DETALHES DO PRODUTO
SUMÁRIO

ISBN: 9788562564376
Edição: 1ª (2014)
Área: MARKETING
Páginas: 224
Editora: SENAC DISTRITO FEDERAL
Título: MANUAL REALMENTE PRÁTICO PARA ELABORAÇÃO DE PLANOS DE MARKETING
Autor: EDMUNDO BRANDÃO DANTAS

1. Planejamento, plano e plano de ação de marketing – 11
1.1 Planejamento estratégico orientado para o mercado e organização para um marketing mais eficaz – 14
1.2 Planos de marketing e o processo de planejamento – 23
1.3 Entender o mercado, selecionar o mercado, ir ao mercado e sempre avaliar o plano – 24
1.4 Questões envolvidas no planejamento de marketing – 29

2. O que e o plano de marketing – 33
2.1 Importância do plano de marketing – 34
2.2 O que deve conter o plano de marketing? – 37
2.3 Análise da situação – 38
2.4 Definição dos objetivos de marketing – 45
2.5 Escolha da estratégia – 48
2.6 Aspectos financeiros relacionados ao plano de marketing – 75
2.7 Impacto financeiro das estratégias de marketing – 112
2.8 Plano de ação de marketing – 122
2.9 Julgando a qualidade do plano de marketing – 129

3. Elaboração de planos de marketing – 133
3.1 Primeiro tópico: descrever a empresa – 134
3.2 Segundo tópico: entender o mercado – 137
3.3 Terceiro tópico: analisar a concorrência – 138
3.4 Quarto tópico: descrever o mercado – 142
3.5 Quinto tópico: analisar os clientes que compõem o público-alvo – 144
3.6 Sexto tópico: descrever o(s) principal(is) produto(s) e/ou serviço(s) – 145
3.7 Sétimo tópico: analisar o ambiente de marketing da empresa (análise SWOT) – 149
3.8 Oitavo tópico: descrever como se dará o acesso ao mercado – 150
3.9 Nono tópico: definir os objetivos a serem perseguidos e respectivas estratégias e ações – 152
3.10 Décimo tópico: escrever o plano de marketing – 154

4. Alguns modelos de plano de marketing  – 157
4.1 O modelo de Berkowitz et Al. (2003) – 158
4.3 O modelo de Skacel (1992) – 177
4.4 O modelo de Dantas (2005) – 203
4.5 O modelo de Kotler e Keller (2006) – 208

Referências – 222

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